Conceito de Multimédia
Multimédia é a combinação, realizada a computador, de pelo menos um tipo de média estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmico (vídeo, áudio, animação), isto é, consiste em aplicações que evolucionem interatividade, cor e apresentações multi sensoriais. Utiliza vários meios, em simultâneo, na transmissão da informação.
Uma apresentação multimédia pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto. Por exemplo: a adição de um texto e/ou fotografia num vídeo, a adição de som/comentário em formato áudio numa apresentação de gráficos para uma empresa, entre outros.
Este tipo de tecnologia abrange diversas áreas da informática. No entanto, o termo pode referir-se igualmente a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar esses conteúdos.
Etimologicamente a palavra "multimédia" é soma de multi (do latim multus) que significa múltiplo ou numeroso, com media (plural da palavra latina medium) que significa meio.
- Tipos de Média
Quanto à classificação dos tipos de média, podemos distingui-los quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.
Em relação à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. Por media estático (discretos ou espaciais) designam-se os medida cuja apresentação envolve apenas a dimensão espacial, ou seja, são independentes do tempo, como por exemplo, textos, imagens e gráficos.
- Texto – Meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso, sendo também uma das formas principais de comunicação, ocorrendo em suporte digital através de mensagens sms, correio eletrónico, etc.; ou físico através de livros, jornais, as revistas.

- Gráficos - constituídos por linhas e curvas definidas matematicamente. Uma vantagem deste tipo de representação gráfica reside na facilidade de manipulação das formas ou objetos desenhados sem perda de informação. A outra vantagem da representação gráfica, face à representação de imagens através de bitmaps, reside no facto da representação gráfica ser mais compacta.

Os dinâmicos (contínuos ou temporais) referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.
- Áudio - Tipo de media que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão. São exemplos deste tipo de media de formato analógico as cassetes e os disco de vinil; já os que são obtidos por digitalização ou por conversão do sinal analógico em digital são considerados de formato digital. Outros exemplos são os CD’s de música, jogos eletrónicos, páginas Web.
- Vídeo - Existem dois tipos de vídeo: digital - DVD’s; analógico - VHS. Seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação eletrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o frame rate - número de quadros que são apresentadas por segundo - não varia.
- Animação – Movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. A animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.

Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.
Modos de Divulgação
Quanto ao modo de divulgação de conteúdos de multimédia, podemos identificar dois tipos:
• Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da www (world wide web). Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder à rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.
• Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo ótico, CD e DVD, pois têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de suportar os conteúdos multimédia.
Recursos necessários de hardware
Dispositivos de entrada
• Um qualquer dispositivo (periférico) de entrada permite ao utilizador inserir dados no sistema informático. A comunicação é feita no sentido homem→máquina, e esta mesma comunicação é responsável pela inserção de dados no sistema, para o mesmo realizar posteriores operações. Exemplos:
RATO → Dispositivo que permite ao utilizador movimentar o cursor e controlar todo o tipo de operações adjacente ao funcionamento de um ecrã e sistema operativo da máquina.

TECLADO → Dispositivo que permite ao utilizador comunicar através de linguagem humana com o computador, através da inserção de dados na forma de caracteres (letras, números, simbolos de escrita,...), constituindo uma verdadeira máquina de escrever moderna.

MICROFONE → Dispositivo que permite ao utilizador registar e gravar sons provenientes do exterior e inseri-los no computador. Existe uma transformação de um sinal sonoro em um sinal elétrico, entendido na linguagem da máquina. É a mais real aproximação homem-máquina utilizada no quotidiano.

Dispositivos de saída
• Um qualquer dispositivo (periférico) de saída constitui uma forma de transmitir ao utilizador o resultado de um conjunto de operações efetuadas pela máquina, de forma sensorial, ou seja, através do estímulo dos sentidos humanos. A comunicação é feita no sentido máquina→homem. É a forma da máquina devolver os dados, agora trabalhados e transformados. Exemplos:
MONITOR → Talvez o mais popular dos periféricos de saída, permite, com um sistema operativo a servir de intermediário, uma comunicação visual direta com o utilizador, onde o mesmo pode controlar operações do sistema de forma bastante intuitiva. É fulcral no desenvolvimento de qualquer operação em multimédia.

COLUNAS/AUSCULTADORES/AURICULARES (por ordem em baixo) → Permite a reprodução de sons por parte da máquina. Existe uma transformação de um sinal elétrico em um sinal sonoro. Qualquer um destes dispositivos não passa de um altifalante, que é ergonomicamente ajustado de acordo com a necessidade do utilizador, adquirindo diferentes nomes.



Dispositivos de entrada e saída
• Um dispositivo (periférico) de entrada e saída é capaz de permitir ao utilizador uma comunicação bidirecional com a máquina. Harmonizam num mesmo instrumento a capacidade de inserir e receber dados. Exemplos:
ECRÃ TÁTIL → Possui tecnologia bisensorial: de entrada, através do uso do tato; de saída, através do estímulo da visão. O utilizador controla operações da máquina tocando o ecrã em sítios e de maneiras específicas. A máquina é capaz de entregar resultados provenientes dessas operações mostrando-os num ecrã.

HEADSETS → Uma conjugação harmoniosa de um dispositivo sonoro que é simultaneamente de entrada e de saída. Os altifalantes, permitem ao utilizador ouvir um conjunto de sons. O microfone embutido permite que o mesmo reproduza sons e os insira na máquina.
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Dispositivos de armazenamento
• Um qualquer dispositivo de armazenamento permite ao utilizador registar e gravar qualquer tipo de dados que a máquina possua, geralmente aqueles que foram inseridos pelos dispositivos de entrada, assim como qualquer outros que serão posteriormente transformados pelos dispositivos de saída. A necessidade de guardar dados advém do facto de muitas vezes o trabalho informático resultar de um conjunto de esforços contínuos e em constante desenvolvimento, que necessitam de ser consultados, a qualquer momento, e em qualquer lado. Exemplos:
PEN DRIVES → É um dispositivo de armazenamento portátil, externo e removível. É sobretudo utilizado devido a sua alta capacidade, velocidade de transferência e sobretudo facilidade de transporte.

DISCOS DUROS → É um dispositivo de armazenamento interno de elevada capacidade, que permite ao utilizador guardar um vasto conjunto de dados no próprio computador. Não podem ser removidos visto neles estar contida toda a informação necessária ao funcionamento da máquina em termos de software.


Fontes: https://conceito.de/multimedia
https://www.slideshare.net/Lenamaru7/multimdia-39231756
https://multimediaparatotos.blogs.sapo.pt/681.html
http://rubenefabiomultimedia.blogspot.pt/2012/01/quais-sao-os-tipos-de-multimedia.html
https://multimedia-pt.webnode.pt/tipos-de-media/
http://multimedia-marta.blogspot.pt/2010/01/modos-de-divulgacao-dos-conteudos.html
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